.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

24/02/2015

| Um livro obrigatório: 1984, de George Orwell |






Já se imaginaram a viver numa sociedade completamente aprisionada, em que a máquina do Estado nos domina de uma forma absoluta, onde somos vigiados 24 sobre 24 horas, onde não somos livres de dizer, pensar ou de fazer o que queremos?
É sobre isto que se debruça o último romance de George Orwell - publicado em 1949 - que obteve um enorme sucesso mundial (o que é bastante fácil de compreender quando se acaba de o ler). 
'1984' é uma obra obrigatória para quem se interessa minimamente por política ou pela compreensão da sociedade. É um livro brilhante, de uma inteligência fora do comum, que me fez questionar (muito). Não querendo misturar ficção e a vida real, o facto é que encontrei pontos em comum com o mundo atual, o que é um bocado assustador. Mas é melhor ter estas dúvidas do que nada questionar, por ignorância. Por muito difícil que isso possa ser.


P.S.: Os óculos não aparecem ali só para servir de enfeite. A verdade é que a velhice não perdoa (!) e aqueles são os meus companheiros de leitura ou para trabalhar ao computador. Vida dura! :)


4 comentários:

Cristina Oliveira disse...

Muito interessante! Ótima sugestão!!

Classe Cappuccino disse...

obrigada pela sugestão

A.João disse...

Vou ler.

S. Gomes disse...

Um dos livros que mais me marcou até hoje!
Uma grande sugestão de leitura, sem dúvida!