.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

07/07/2016

| Uma proposta de cinema italiano |



Realizado por Nanni Moretti, que também entra no filme, conta a história de Margherita, uma realizadora de sucesso, num momento particularmente difícil da sua vida: encontra-se a filmar a sua mais recente obra, separa-se do seu companheiro de anos, tem a mãe hospitalizada e gravemente doente e ainda tenta educar a filha adolescente.
O que me impressiona neste tipo de filmes - este é totalmente despojado de artifícios ou acessórios, centrando-se somente na vivência das personagens - é o fazer parecer simples o que é extremamente difícil, já que aqui não existem cenas que possam 'distrair' o espetador. O filme vive unicamente das personagens e acho isso impressionante.
Moretti usa ainda o filme para criticar o cinema americano (personificado por um John Turturro muito engraçado), bem como a Europa doente em que vivemos, e fá-lo de uma forma brilhante e subtil, especialmente na cena final do filme:
Mãe...
Sim?
No que estás a pensar?
No amanhã.
E o ecrã fica preto.

15 comentários:

Janny disse...

acho que nunca vi um filme italiano

J. disse...

Interessante!

Miúda disse...

Filmes italianos nunca vi...

Unknown disse...

Fiquei tão curiosa! Vou ver, sem dúvida :)
Kisses,
Messy Hair, Don't Care

Unknown disse...

Fiquei muito curiosa :)

http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

BloggingMyCloset disse...

Fiquei super curiosa! Obrigada pela partilha!

C. disse...

Bem... deixou-me mesmo curiosa.
Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

Rosa Branca disse...

Tenho que ver este filme, pois fiquei super curiosa :)

Beijinhos

http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt

O meu pensamento viaja disse...

Gosto muito de cinema europeu e fiquei com imensa vontade de ver o filme - farta também eu de americanices!
Bom fim de semana!

Sofia disse...

O cinema italiano costuma conseguir surpreender (=

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Já assisti vários filmes italianos, dos antigos.
Seu blog é muito elegante.

Isa Sá disse...

Fiquei curiosa para ver o filme!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Tânia Silva disse...

Nao costumo assistir a filmes italianos mas esse parece muito bom
Beijinhos

http://chocopink89.blogspot.pt

Avelã disse...

Nunca ouvi falar do filme, mas a tua descrição cativou-me! :)

Ana Freire disse...

Parece-me uma excelente sugestão!...
Bjs
Ana