.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

23/02/2018

| Diz que os Oscars estão quase aí (2) |


Aqui segue mais uma fornada de candidatos a melhor filme e, quando já só me falta ver um nesta categoria, tenho a dizer-vos que estou bastante desiludida.
São bons filmes? Alguns. Merecedores da estátua dourada? No way.

The Shape of Water está nomeado em 13 categorias e só me ocorre dizer que é (completamente) sobrevalorizado. Passa-se no início da década de 60 e versa sobre a história de amor entre Elisa Esposito, uma mulher muda que trabalha como empregada de limpeza num laboratório de segurança máxima em Baltimore e um humanóide anfíbio levado para esse mesmo laboratório após ter sido descoberto nos mares da América do Sul.
É-me difícil pensar neste filme sem me virem de imediato à cabeça epítetos como (demasiado) irreal - e olhem que sou das maluquinhas por Stranger Things - e xaropada.
Os atores estão muito bem - não estivesse lá o sempre maravilhoso Michael Shannon para abrilhantar a coisa -, a banda sonora é muito bonita, os cenários são giríssimos, mas não consegui ultrapassar o facto daquilo me parecer um banalíssimo filme americano com um happy ending nada verosímil.

Lady Bird é uma jovem prestes a entrar na faculdade e o filme desenvolve-se à volta dos dramas próprios da idade - aquele período algo conturbado de transição para a vida adulta -, numa fase em que ainda está a tentar descobrir quem é. Acresce que a relação que tem com a mãe não é nada fácil, logo, o grau de dramaticidade aumenta um bocadinho.
Li que este filme bateu o record de melhor avaliação na história do site Rotten Tomatoes e não consigo perceber porquê. Não é que seja mau, mas nem aquece nem arrefece.
É um filme do qual me esqueci logo após tê-lo visto e isso significa que não me disse nada. De igual forma não compreendo porque é que está nomeado na categoria mais importante dos Oscars mas, bem vistas as coisas, não passo de uma leiga na matéria.

Ao contrário de todas as expetativas, porque não sou fã de filmes de guerra, Dunkirk acabou por ser o meu preferido destes três. 
Inspirado num episódio passado na Batalha de Dunquerque, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial - em que mais de 300 mil soldados aliados foram evacuados de Dunquerque, em França, quando estavam rodeados pelo exército alemão -, o filme mostra a evacuação (e as várias tentativas) a partir de três perspetivas: da terra, do ar e do mar.
Enquanto o via fui-me apercebendo que estava sempre com uma postura super rígida (ou firme e hirta, como alguém uma vez muito bem disse), resultado do stress que estava a sentir, o que significa que Christopher Nolan, o realizador, conseguiu transmitir na perfeição o desespero e o sofrimento daqueles homens que estavam a tentar escapar à morte. 
Gostei muito.

30 comentários:

Ana Bessa disse...

Ainda não tinha ouvido falar em nenhum :P

Tulipa Negra disse...

Já o ano passado fiquei um pouco desiludida com os nomeados... Este ano ainda não vi nenhum :P

Unknown disse...

Ainda não vi nenhum, mas dos três também concordo que o Lady Bird pareça o mais pãozinho sem sal... The Shape of Water é o que mais me desperta a curiosidade ^^,

O meu blog: http://missdeblogger.blogspot.pt

Mrs. Margot disse...

Apesar dos meus planos de ver os nomeados aos Oscars, a verdade é que ainda não consegui ver nenhum, tenho que ver se consigo ver este fim de semana.
É engraçado que também não sou fã de filmes de guerra, mas o ano passado um dos meus preferidos era o Hacksaw Ridge, se calhar também vou gostar desse, além de que são adaptações literárias.

MRS. MARGOT

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Os filmes que tenho visto é em casa, logo mais atrasados.
Bfs

Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

Vânia Calado disse...

Dunkirk é um dos meus favoritos ao óscar, adorei o filme. Os outros dois ainda não vi, mas quero muito ver A Forma da Água. Ainda me falta ver uns 4 filmes dos que estão nomeados para melhor filme.

Beijinhos

umadas3irmas.blogspot.pt disse...

Ainda não vi nenhum!

Dizinha na Cozinha disse...

Destes 3 também prefiro o Dunkirk, embora ainda não tenha visto o Lady Bird.
Para já o meu preferido é "Três cartazes à beira da estrada".
Beijinho

Magui disse...

Achei A forma da água, muito bonito, comoveu-me a história, mas não acho que chegue para o Óscar.
Dunkirk nem precisa de muito diálogo para ser um excelente filme.
O outro não vi.

Louca por porcelana disse...

Assisti Dunkirk e gostei.Bom fim de semana.

Teresa Isabel Silva disse...

Não vi nenhum! Shame on me!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Mena Almeida disse...

Não conheço nenhum :(
Beijinho bom fim de semana.

As coisas dela disse...

Ainda só vi o primeiro e amei mas também estou muito curiosa com o Lady Bird! Beijinhos*

Inês disse...

Ainda não vi nenhum deles, mas gostava de os ver! :)
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Lu Dantas disse...

Ahh ainda não vi nenhum desses! E já ouvi coisas muito boas sobre A forma da água! Estou super curiosa para ver! ;)

beijos!

https://ludantasmusica.blogspot.com.br

Elisabete disse...

Não tenho opinião, já que não vou ao cinema.
Bjs

Carlos disse...

Só vi "A forma da água"! Gostei, mas daí a dignificá-lo com um Óscar, acho demasiado! É mais um filme à americano!
Beijinho e bom fim de semana!

Matilde disse...

Ainda não vi nenhum!
https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

Catarina Sofia disse...

Ainda não vi nenhum mas talvez veja o "Lady Bird" :)

O Pecado Mora Em Casa disse...

Ainda não vi nenhum, falta de tempo mas estou curiosa com os resultados dos Óscares!
Beijinhos.

http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Ana Rita disse...

O único que vi foi o Dunkirk e achei espetacular! Acho que está muito bem realizado!
Beijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

Unknown disse...

Já ouvi falar dos 2 primeiros e realmente, oiço falar demasiado bem do primeiro! Pelo que vi, fiquei curiosa mas compreendo o que dizes. E Hollywood, o típico final (obviamente) feliz.
Às vezes somos surpreendidas e fiquei curiosa com o terceiro filme, gosto de filmes que nos fazem sentir!
Beijinho

Automatic Destiny

Anónimo disse...

Olà. Ainda não vi nenhum desses! Bom fim de semana! Beijinho

Lux G. disse...

Would love to check these out myself. Thanks for your views.

stylefrontier disse...

dunkirk looks amazing
xoxo
style frontier

Unknown disse...

Este ano estou mesmo a lesto do Paraíso. Não liguei nenhuma aos Óscares. O ano passado vi quase todos os filmes, fiquei mega fã do La La Land, mas este ano ainda não vi um único nomeado e para falar a verdade nem sei muito bem quais os filmes que estão nomeados. Tenho de me actualizar urgentemente!

Beijinhos
http://aestilografa.blogspot.pt/

Sofia disse...

Desses 3 só vi o Dunkirk e fiquei desiludida. Não é que não tenha gostado, mas estava à espera de bem melhor!

Pathy Guarnieri disse...

Estou super a fim de assistir a esses filmes! ^^

Beijo!
Cores do Vício

Graça Pires disse...

Ainda não vi nenhum destes filmes. Gostei de ler a sua opinião, que fica como referência para quando os for ver.
Uma boa semana.
Um beijo.

Ana Freire disse...

Adoraria ver o último, gosto imenso de filmes passados na segunda Guerra Mundial...
Adorei saber a tua opinião, sobre os vários filmes! Ando um pouco a leste das mais recentes cinematografias... :-)
Beijinho
Ana