29/08/2012

Klimt & a Moda


Acabei de ler mais um livro da coleção Universo da Moda, da editora Cosac & Naify, desta feita da autoria de Christian Brandstätter. 
Uma das razões pelas quais gosto muito desta coleção é porque a parte textual dos livros é pequena, lê-se de uma assentada e, já se sabe, aprende-se sempre qualquer coisa.
Gustav Klimt (nascido em 1862), além de pintor mais do que reconhecido (quem não conhece O Beijo, a sua obra mais icónica?) foi também fotógrafo de moda ou, pelo menos, o primeiro a fotografar roupas ao ar livre, em 1906. Perplexos? Também fiquei. 
Emilie Flöge, eterna companheira do pintor, foi, provavelmente, a primeira modelo fotográfica do mundo.
Klimt, homem erótico por natureza, concebeu ainda roupa para mulheres (sempre para elas), visto que considerava a silhueta feminina como símbolo máximo do erotismo.



À esq.: Chapéu de inverno, concebido em 1910 pelo pintor vienense Kriser, fotografado por Madame D'Ora (Dora Kallmus, proprietária do estúdio fotográfico mais chique de Viena.
À drta.: Emilie Flöge em "vestido de veraneio", da série "dez vestidos soltos", desenhados em colaboração com Klimt no verão de 1906.




Estudo para o retrato de Adele Bloch-Bauer I (1907). O retrato da esposa do grande industrial judeu Ferdinand Bloch é considerado uma obra-prima do "estilo dourado" de Klimt.




Retrato de Fritza Riedler, 1906. Nos seus retratos femininos Klimt consagrou um novo tipo de mulher: a dama distinta e da alta sociedade da mudança do século, em todas as suas variáveis - determinada, segura, refinada ou decadente.




À esq.: Klimt e Emilie Flöge no jardim do atelier do pintor, entre 1905-06. 
À drta.: Retrato de Gustav Klimt (1914), da autoria de Anton Trcka.




À esq.: Mulher ajeitando a meia, usando um conjunto e chapéu.
À drta.: Mulher com chapéu e boá de plumas, da autoria de Klimt (1909).




Retrato de Sonja Knips (1898), que é considerado o primeiro retrato feminino importante de Gustav.



Sem comentários:

Enviar um comentário