.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

29/01/2016

| Maratona a caminho dos Oscares (1) |


Até à noite dos Oscares, que vai acontecer a 28 de fevereiro, ando a papar filmes em dose extra. Já há uns três anos que sigo a cerimónia em direto e este ano não vai ser exceção. Claro que no dia seguinte ando tipo zombie, depois de 3 horitas de sono, mas a paixão pelo cinema a isso obriga. Nada de grave! :)
Então vamos a eles:

The Danish Girl, de Tom Hooper, baseia-se na história verídica de Einar, um pintor que sente ter nascido no corpo errado, tendo sido a primeira pessoa a submeter-se a uma operação de mudança de sexo.
Eddie Redmayne é Einar/Lili, nomeado, sem surpresas, para melhor ator. Este ano estou convencida de que é o DiCaprio que leva o Oscar para casa, mas Redmayne é um candidato fortíssimo.
Alicia Vikander, que interpreta o papel de Gerda, esposa de Einar, foi uma belíssima surpresa: não conhecia a atriz e vi este filme antes de terem saído as nomeações, mas fiz figas para ela estar no rol das nomeadas a melhor atriz secundária. Feliz e muito justamente está!
É um filme sobre pessoas corajosas e muito bonitas; a relação entre Einar/Lili e Gerda é uma grande lição de amor, que muita gente devia apreender e praticar.

The Big Short, de Adam McKay, está nomeado para melhor filme e retrata a história (verídica, também) de 4 homens (geniozinhos, diga-se) que anteciparam o colapso global da economia dos EUA - o que veio a suceder em 2008 - e apostaram na crise imobiliária para lucrar com a tragédia que veio a acontecer. 
Este filme podia chamar-se de Economia para totós, já que os termos técnicos nos são explicados por personalidades conhecidas que nada têm a ver com o filme, como o meu querido Anthony Bourdain. É um filme rápido e leve, não obstante o tema. 
Christian Bale está nomeado para melhor ator secundário, na minha opinião muito bem. Na sua primeira aparição no filme não o reconheci à primeira e perguntei-me logo 'mas quem é este gajo?'.

The Revenant, de um dos meus realizadores preferidos - Alejandro Gonzaléz Iñarritu - está nomeado para 12 Oscares, nomeadamente de melhor filme, realizador, ator e ator secundário, e estou convencida de que vai ganhar muitas das estatuetas para o qual foi indicado. 
Uma história - também baseada em factos verídicos - de sobrevivência, força e coragem anormais de um lutador (Leonardo DiCaprio está divino), o que me levou a perguntar, várias vezes, 'como é que este homem ainda está vivo?'.
Note-se que Iñarritu decidiu que este filme iria ser integralmente filmado com luz natural, o que é tanto de louvar como de loucos!
Tenho muita pena de não o ter visto no cinema, porque ele merecia. 
Um grande filme, seguramente dos melhores de 2015. 

21 comentários:

Catarina Mendes disse...

Já ouvi falar imenso do filme da Rapariga Dinamarquesa mas ainda não fui ver ou falta de tempo, e já ouvi dizer que em termos de fotografia o filme com Leonardo DiCaprio está muito bom.
with love, KATE ❤

Sandra Marques de Paiva disse...

Ainda não vi nenhum, comecei a ver o dos economistas, mas adormeci :)

Chic' Ana disse...

Ainda não vi nenhum. Pode ser que este fim de semana consiga! =)
Beijinhos

Nancy Wilde disse...

estou é para ver o "Carol", deve ser lindo.

Unknown disse...

Ainda não vi nenhum, mas quero muito vê-los!

http://agatadostenis.blogspot.pt/

Unknown disse...

estou curiosa para ver o filme "The Revenant", espero que seja desta que Leonardo Dicaprio ganhe o seu oscar :D
Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

Unknown disse...

Ainda não vi nenhum mas quero muito ver os 3, principalmente o The Revenant e, espero sinceramente que o Di Caprio ganhe finalmente o óscar que bem merece,pois é um excelente actor que faz grandes filmes.
Costumava ver a gala, tal como tu, mas agora já há alguns anos que não acompanho, pelo menos em directo.
Beijinhos.

misscokette.blogspot.pt

Joana Sá disse...

Ainda não vi nenhum desses filmes mas o D'A Rapariga Dinamarquesa parece-me bem, já li algumas críticas e todas favoráveis!

>> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

Sara Carmo disse...

Estou para ver o Revenant! Só o trailer deixa-me cá com um vontade!

Ana Araújo disse...

Ainda não tive oportunidade de ver nenhum desses filmes mas adorava ve-los!
Recentemente mudei o URL do blog e gostava que o continuasses a seguir..deixo-te o link em baixo para seguires.
Beijinhos
http://beautifulsecretsblog.blogspot.pt/

Joana Freitas disse...

Estou é curiosa acerca do The Revenant... A ver se o DiCaprio finalmente ganha o Óscar :)

AnaDreamsStuff disse...

Fiquei mesmo muito curiosa para ver o The Revenant!!

Unknown disse...

Quero muito ver o The Revenant :)

MORNING DREAMS

Sofia Silva, Beijos*

Ju Beato disse...

O meu próximo filme: the big short. Ontem vi o caso Spotlight. Vê a review do filme no blog.
Kiss
http://aalbicastrense.blogspot.pt/

Isa Sá disse...

Eu gosto de cinema, mas não ao ponto de fazer uma noitada para ver os Óscares...

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

MAG disse...

Estou curiosa para ver o primeiro e o terceiro, gosto imenso dos filmes que o Leonardo DiCaprio tem feito :)

Unknown disse...

Eu adoro um bom filme. Por vezes falta o tempo ou alguns não me captam a atenção como deveriam... Mas dos três referidos admito que estou com muita vontade de ver o Revenant.
Muito obrigada pela visita e comentário ao meu blog, graças a isso conheci o teu ;) És sempre bem-vinda.
Beijinhos

http://luz-e-poeira.blogspot.com

Cão de Loiça disse...

Já vi estes três filmes, muito bons.Acho que vai ser este ano que o nosso amigo Leonardo DiCaprio vai ganhar o Óscar e é bem mercido.
Beijinho

Unknown disse...

Já vi os três filmes e adorei-os a todos. Gostava muito que o DiCaprio ganhasse finalmente o merecido Óscar, mas depois de ver a Rapariga Dinamarquesa fiquei com sérias dúvidas, o Eddie Redmayne faz um senhor papelão!

Rita Teixeira disse...

r: Concordo plenamente contigo :)
Quero muito ver The Danish Girl!

http://imthefifthelement.blogspot.pt/

Avelã disse...

Não tenho o costume de seguir a cerimónia em direto nem de ver os filmes, mas parecem interessante :)