Não digo nada de novo quando
afirmo que limpar bem a pele do rosto é essencial: por um lado porque durante o
dia ela vai acumulando sujidade (proveniente do pó ou da poluição); por outro,
porque se a pele não estiver perfeitamente limpa, de nada vale colocar séruns,
cremes, máscaras, etc. e tal, já que estes não vão ser devidamente absorvidos.
Já o tónico tem por função reequilibrar o ph da pele e evitar que os poros fiquem obstruídos, ajudando ainda na micro-circulação à superfície da pele, suavizando e acalmando após a limpeza.
Enquanto youzzer recebi a água micelar da Garnier para testar - além de poder ser utilizada em todos os tipos de pele é também desmaquilhante - e estou bastante satisfeita: sinto a pele limpa, fresca e suave após utilizá-la.
Este produto é também tonificante mas, como já sabem, sendo eu uma maluquinha dos cremes, gosto de usar um tónico específico e, atualmente, uso o Revitalift da L'Oréal que, supostamente, vai devolvendo firmeza.
Tão ou mais importante do que os produtos que utilizamos, no entanto, é a forma como os utilizamos. Acreditam que descobri há meia dúzia de dias que estava a desmaquilhar e a limpar a pele de forma errada?
Então é assim: a maquilhagem dos olhos deve ser sempre retirada com movimentos verticais descendentes, evitando-se gestos horizontais e circulares (??!!); na parte de baixo dos olhos deve ser retirada do interior para o exterior. Quanto ao rosto, e para uma limpeza perfeita, os discos de algodão devem ser movimentados a partir do pescoço em direção ao rosto e do nariz em direção às orelhas, insistindo na zona T (testa, nariz, boca e queixo).
Não sei como é com vocês, mas sempre retirei a maquilhagem dos olhos com movimentos horizontais, do interior para o exterior. Mal, pelos vistos!
Um último truque para uma limpeza de rosto perfeita: antes de limpar a pele com água micelar desmaquilho-a com toalhetes. Assim não há que enganar.