O livro "Cult
Obras de Culto
Ícones da Nossa
Geração", publicado em Portugal pela Dinalivro “transporta o leitor
para o território de um fenómeno. Para o território de coisas que são uma afirmação acerca dos seus
proprietários, que destacam uma atitude perante a vida (...). Elas despertam e
satisfazem desejos; alcançam um efeito intemporal que transcende países e
gerações.Elas têm uma história e um valor determinado – ontem, hoje e amanhã.”
De entre centenas de objetos escolhi alguns que, pelo seu
valor, beleza, intemporalidade ou iconicidade, integram uma série de posts que
dedicarei a este livro.
Bon voyage!
Jaguar E-Type
Apresentado em março de 1961 no Salão do Automóvel de
Genebra, impressionou as pessoas principalmente devido às suas linhas suaves,
da responsabilidade de Malcolm Sayer. Uma vez que o seu preço também era muito
acessível, este carro foi um sucesso de vendas nos EUA, como o acessório ideal
de um gentleman.
Nivea
Este creme, da companhia Beiersdorf, está no mercado desde
1911, apresentando-se, no início, num boião amarelo e verde com desenhos
alegres e ramificados. Graças à descoberta do eucerit, que reúne óleo com água,
foi o primeiro creme emoliente e hidratante. Apesar da sua fórmula ter vindo a
ser gradualmente melhorada, os seus principais componentes (eucerit,água, óleo,
ácido cítrico e glicerina, óleo de lírio e rosa), não foram significativamente
alterados.
Sony Walkman
Foi lançado no mercado no final dos anos 70 e, apesar de nos
dias de hoje estar completamente ultrapassado foi, sem dúvida, um marco
gigante. Ainda me lembro de andar sempre com o meu walkman e de pensar como é
que tinha conseguido sobreviver sem ele até essa altura.
Dr. Martens
Também tive o meu momento Dr. Martens, e de assumir um
estatuto de rebeldia quando as calçava. Criadas a 1 de abril de 1960, eram
usadas inicialmente pela classe trabalhadora do Reino Unido; no entanto, em
pouco tempo transformaram-se num ícone de design, usadas por todos.Também
chamadas de Doc’s ou DM’s, atravessaram todos os cantos da sub-cultura, sem que
a marca tivesse de gastar um único cêntimo para isso.
Big Easy
Chair
Esta cadeira de braços, criada pelo desenhador industrial e
arquiteto Ron Arad, nascido em Tel Aviv, reúne formas alegres e tecnologias
inovadoras.
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