.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

08/05/2018

| It's my birthday, yay |


Se há coisa de que não gosto é daquilo a que chamo de beleza falsa, encontrada aos pontapés nas redes sociais. Falo daquelas mulheres que se pintam tanto que não consigo ver ali uma mulher, antes uma boneca, plástica, perfeita e irreal.
Desde criança que sou louca por maquilhagem (e tudo o que, na generalidade, se integre no conceito de universo feminino) mas sou apologista de que os milhentos produtos que temos à disposição devem ser usados com equilíbrio, de forma a realçarem a nossa beleza natural, e nunca como um meio para nos transformarem em algo que não somos.
Preocupa-me de certa forma o facto de ver miúdas cada vez mais novas a pintarem-se como um palhaço em dia de festa, essencialmente porque isso denota falta de confiança e, já se sabe, a confiança é o mais barato e eficaz dos produtos de beleza.
Como forma de protesto contra esta ditadura da perfeição - que está indissociavelmente ligada à ditadura da juventude - no dia em que faço 43 anos partilho uma foto completamente au naturel: sem maquilhagem, sem filtros, sem um cremezito hidratante sequer.
Porque a idade nos traz rugas e marcas mas também nos traz uma sensação maravilhosa de quero lá saber, e esse quero lá saber vale muito mais do que qualquer base ultra resistente com cobertura total.

27 comentários:

Coisas de Feltro disse...

Excelente. Também não sou apologista da artificialidade. É bom quando nos arranjamos para sair, claro que uma maquilhagem simples diária pode ser reconfortante mas fazer da palette um escudo ou uma eterna camuflagem, que por vezes não é só do corpo, é perfeitamente dispensável. Parabéns pelo gesto e pelo aniversário.

Larissa Santos disse...

As rugas são aprendizagem,fazem parte da vida. Há que aceitar. Gosto de pinturas, mas muito simples
:)) Adorei a publicação


Hoje:- Procurei os caminhos do mar...

Bjos
Votos de uma boa terça - Feira


A TItica disse...

Muitos Parabéns!!! Que seja um dia fantástico!!!

O natural é mesmo o que temos de ver todos dias ao nosso espelho, se não o aceitarmos e só o disfarçarmos, o mesmo vamos fazer com a nossa vida!!

Beijinhos
https://titicadeia.blogspot.pt/

Os olhares da Gracinha! disse...

Parabéns e preserve essa beleza natural para que goste sempre de se ver assim!!!
Gosto da foto!!!bj

m-M disse...

Se há "gaija" que inbeijo pelo estílo, pela atitude, pelo glamour real, atingivel mas tão, tão cool, és tu!
Parabéns, hoje, sempre, carregadinha de make ou sem ela!

Beijinho grande,

nat. disse...

Muitos parabéns!
Partilho essa visão!

Beijinhos!

Messy Gazing disse...

Muitos parabéns!! :D
Gostei muito da mensagem deste post, concordo totalmente. Tem de haver um equilíbrio e, sobretudo, aceitação pessoal!

Beijinhos!
MESSY GAZING

Dora (Blog Desabafos de Mãe) disse...

Todas as idades têm a sua beleza por isso não temos de ter pudor em mostrar o que realmente somos e como estamos.
Parabéns por mais um aniversário que seja um dia ótimo e um novo ano de vida maravilhoso!!!
Bjs

Anónimo disse...

Olá, olá,
Muitos parabéns e um dia feliz e, que post original.
Gostei muito, bjs

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Feliz de quem não precisa de reparos! Disse Dostoiévski que "a beleza salvará o mundo." Quem perfeito é, tudo bem! Uns retoques, também - tudo bem. Mas realmente "uma caiação na cara" é demais e tem gente que exagera e se torna demais artificial . O que se há de fazer? Conviver com as diferenças... Há que se ser tolerantes sem que se admire. Grande abraço. Laerte.

Vânia disse...

Tudo o que podermos fazer para nos relembrar que a maquilhagem (usar ou não) tem que ser uma decisão nossa e não uma imposição da sociedade, é muito bem vindo. Excelente ideia. :)

Camila Faria disse...

Feliz aniversário Marta, que você tenha um dia lindo!
Também me assusto um pouco com as meninas cobertas de maquiagem, desde tão cedo... Eu, particularmente, prefiro uma abordagem mais natural da vida. <3

Um beijo!

feltro nas mãos disse...

Concordo! 😉

Parabéns,
beijito GRANDE!... 🎂

Vânia Calado disse...

Parabéns! 😀🎂🍾

E tens razão, a beleza falsa cansa, a necessidade de ser perfeito, de estar sempre de pele perfeita e camisa sem rugas. Gosto muito deste teu texto, desta naturalidade em nos aceitarmos como somos com rugas, mais gordas ou mais magras ou seja o que for. É muito importante. E podemos sempre usar maquilhagem, mas antes devemos aceitar quem somos e como somos.

Beijinhos

Diana Fonseca disse...

Eu sou o contrário disso tudo.
Nunca uso maquilhagem, nem ao fim-de-semana.
Só em casamentos ou assim.
A beleza natural é tudo. Linda. Parabéns.

Mena Almeida disse...

Tenho mais 10 que tu Marta e acreditas que nunca na vida usei maquilagem? Nada contra quem usa, mas o natural é sempre preferível na minha opinião os cremes pinturas e afins, estragam a pele .
Tás linda. Parabéns ♥️

Ana disse...

Muitos parabéns!! =)
O importante é que te sintas bem.
Beijinhos,
https://chicana.blogs.sapo.pt

Carla Marques da Silva disse...

Muitos parabéns e muitas felicidades!

Concordo com o que escreveu! Eu também gosto de maquilhagem, mas como em tudo o resto, deve ser usada com conta, peso e medida!

Beijinho e obrigada pela visita <3
http://demantanosofa.blogspot.pt/

Fá menor disse...

"produtos que temos à disposição devem ser usados com equilíbrio, de forma a realçarem a nossa beleza natural, e nunca como um meio para nos transformarem em algo que não somos."
Completamente de acordo.

Parabéns pelo aniversário!

Mar Arável disse...

A vida é feita de grandes pequenos nadas
Tudo pelo melhor

Sandra Marques de Paiva disse...

Muitos Parabéns, que tenhas um dia muito feliz :) Beijinhos

MIF disse...

Muitos Parabéns! :)

Joana disse...

Antes demais, muitos parabéns Marta. Eu também adoro maquilhagem e cremes, mas sempre com uso ponderado. Por acaso também é coisa que me faz confusão, ver miúdas de 14 anos super maquilhadas no dia-a-dia como se fossem para uma festa de noite em vez de a caminho da escola. Uma maquilhagem realça a nossa beleza natural, mas quando exagerada eu pessoalmente acho que faz o efeito contrário, por vezes assusta. Beijinhos. Gosto muito da foto ao natural.

Ana Freire disse...

Um bocadinho atrasados, aqui ficam os meus votos de muitos parabéns, Marta!
Que contes muitos, com saúde... e mantenhas sempre esse espírito confiante... porque carisma é tudo... agora a beleza... só por fora... sempre desvanece... e quando se tem isso somente a oferecer... é muito pouco...
Costumo usar maquilhagem... mas o mais natural possível... a única coisa, que acentuo um pouco mais são os olhos... com um efeito esfumado, um risquito...
Aposto mesmo, é em bons hidratantes, e esfoliantes... isso é que faz milagres na nossa pele, e aspecto... e o serem bons... não significa serem dispendiosos... mas eficazes.
Beijinho! Mais uma vez, muitos parabéns, e felicidades!
Ana

Louca por porcelana disse...

Feliz aniversário atrasado...

Elisabete disse...

Muitos parabéns (embora atrasados)!
Estás uma jeitosa!!!

Magui disse...

Mesmo que atrasados, muitos parabéns.
Estás óptima.
Beijinho