.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

14/05/2018

| A saga dos seguidores |


Uma das regras que me impus quando criei este blog foi a de não seguir ninguém para obter seguidores. 
Todos estes anos volvidos mantenho-me fiel e só sigo blogs de que realmente gosto, não tendo qualquer lógica, na minha opinião, se assim não for.
É óbvio que nem toda a gente pensa da mesma maneira e ao longo do tempo fui recebendo comentários do género: Ai que giro o teu blog, se me seguires também te sigo ou Vai visitar o meu blog e, se gostares, segue, ou outras pérolas idênticas.
Porque aderi ao Instagram não há tanto tempo assim, percebi entretanto que aí o sistema é basicamente o mesmo, com uma ou outra variação, e reconheço dois comportamentos-padrão para além do normal seguir para ver se cola: ou alguém deixa uns gostos nas fotos e começa a seguir-me, fica por ali uns dias, deixa de me seguir, volta a deixar uns gostos e recomeça a seguir-me, num loop chato e infindável ou, então, deixa uns gostos, começa a seguir-me, deixa uma mensagem a dizer que o meu feed é maravilhoso, quase sobrenatural, e pede para ir visitar o seu e começar a segui-lo se achar o seu feed quase tão sobrenatural quanto o meu.
Ora bem, não sei o que é que sentem em relação a estes stalkers virtuais, mas a mim só me apetece partir-lhes a tromba, que tenho paciência zero para este tipo de joguinhos parvos. É que recuo logo 36 anos no tempo (xiii, que violência) e viajo diretamente até à primária, aos papelinhos do queres namorar comigo, com opções de resposta do tipo sim, não, talvez ou vou pensar. Só que naquela altura tinha piada, porque éramos crianças - seres ingénuos que se maravilhavam com tudo -, hoje já não. 
Mas tuuudooo bem, se esse é o patamar também sei descer ao mesmo nível. 
Por isso, só tenho uma coisinha a dizer a cada um dos meninos e meninas que andam por aí a pedinchar gostos e seguidores: lavas a cara com chulé, a tua mãe é um bebé e o teu pai é um jacaré. 
Tomem lá que já almoçaram.

23 comentários:

TheNotSoGirlyGirl disse...

Eu faço isso de deixar os comentários nos blogs que não conheço e não vejo mal nenhum. Não é que ligue muito aos números, mas se achei piada a um blog, gostava que essa pessoa me seguisse também. Não faço isso em todos! Só nos que visito e que gostei e quero seguir. No instagram, não ligo muito. As vezes deixo um monte de likes e tal. Mas isso de seguir e deixar de seguir refazer cenas estranhas, não tenho paciência.
Irrita-me mais aqueles comentários que são claramente “copy-paste” lol
Beijinho

TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

Susana Alvarez disse...

Eu quando gosto de um blog sigo, se gosto apenas de uma foto ou outro deixo um gosto ou um comentário e pronto. Não entro nesse jogo do Seguir/Deixar de Seguir. E detesto quando o fazem. Por norma, bloqueio-os logo. Não tenho paciência para esse tipo de joguinhos.

Beijinho.
O Meu Dolce Far Niente
|Facebook| |Instagram| |Twitter|

A TItica disse...

Faço o mesmo, só sigo o que me interessa e gosto, e só comento o que me relaciono.

Deixo de seguir porque levou um rumo que não me interessa, ou começo a seguir porque se torna interessante.

Não ligo aos comentários a pedir para seguir, podem deixar o link para eu ir ver claro, e quase sempre vou, mas pedir não eu peço nunca e quem me pede se não gostar não sigo mesmo!!!

O meu insta é pessoal, mas aberto, acontece o mesmo, acho que é um truque agora eu nem ligo lolol

Beijinhos
https://titicadeia.blogspot.pt/

nat. disse...

Bem, a nível de blogs, costumo adicionar os que gosto a um feed, e normalmente leio os posts por lá... vou mesmo ao blog quando é para comentar (tipo... agora)...
Já nem me lembrava do botão "seguir" no blogger... dantes usava muito... na semana passada alguém colocou um post sobre esse botão, e o porquê de "já não se usar"... as razões que mostrou pareceram-me válidas, e estou agora a, aos poucos, carregar no seguir de alguns dos blogs... (carreguei agora no teu)
Quanto aos comentários que dizes, realmente são bem chatos... mas são ideias...
o gostar de algo em determinado momento, não implica seguir...
Beijinho, boa semana!

_ Gil António _ disse...

Que "biolência", lolol

Cumprimentos.

TehTeh disse...

eu também não acredito em "follow for follow"...quero ter comentários que realmente contem e conseguir encontrar os artigos que realmente me interessam na lista... não é a maneira mais fácil de ter sucesso, mas acredito que ser fiel e verdadeiro acaba por dar frutos!

http://tehteh25.blogspot.com

xoxo

Cristina Barbas disse...

Oi, Marta!

Eu tenho a mesma opinião...
Não gosto de me sentir "pressionada" a seguir alguém. Sigo quando gosto!
Acho que todos deveriam agir assim...

Abraços, Cris

Os olhares da Gracinha! disse...

Eu sigo blogs com temas diversos e que nada têm a ver com o meu!
Só tenho os 4 blogs para separar os temas que gosto de abordar!!!
Para mim são um entretém e agora que fala não sei quantos seguidores têm!
Habitualmente retribuo as visitas e se tenho tempo visito os blogs que adicionei porque gosto!
bj

Beatriz Sousa disse...

É muito chato e principalmente no instagram

Ana Rita Abreu disse...

Ahahahah concordo plenamente contigo!
Infelizmente o que mais há por aí é pessoas à caça de gostos e de seguidores!
Beijinhos,
Blog Mil Coisas Por Fazer | Instagram | Facebook

Francisco o Pensador disse...

Ok, pronto...vim hoje propositadamente para seguir este blogue mas subitamente...sinto que perdi a coragem... :))

Debora disse...

Olá Marta tudo bem???


Nossa penso da mesma maneira!!! Não é pq vc comenta ou me segue que eu tenho a "obrigação" de fazer a mesma coisa!!!

Desde que comecei o blog e no instagram a intenção nunca foi ser "popular" por isso não me preocupo com esses números!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Raquel Loio disse...

É um trabalho cansativo monitorizar seguidores, ex-seguidores seja com que objetivo for (para seguirmos, para ver se deixaram de seguir, para deixar de seguir também, para nos seguirem). Também prefiro não entrar em jogos nesse sentido. Cada um sabe do que gosta e se quer seguir ou não, nem há que levar a mal. Mas, sim, há atitudes mais descaradas. :) Beijinhos, boa semana

Pathy Guarnieri disse...

Infelizmente hoje em dia, as pessoas querem apenas números, e não, conteúdo.

Beijo.
Cores do Vício

Love Adventure Happiness disse...

Penso da mesma maneira e no insta quando dizem segue e eu faço o mesmo ou afins apago o comentário e bloqueio a pessoa!

Ana Freire disse...

Ora aí está, algo que não faço... pedir que me sigam... até porque eu posso cair e tropeçar, indo na frente... :-D
Simplesmente não tenho paciência... para batalhar por likes e seguidores... e ainda nem arranjei tempo nem paciência, para redes sociais... por mais incrível, que possa parecer...
Quem quiser vir ao meu blog, vem... será bem-vindo... e quem não quiser... será bem-ido também!... :-))
Beijinhos
Ana

Cisca disse...

As pessoas só querem amigos, então! :P

Paper Cut disse...

Agrada-me o teu pragmatismo. Eu tenho um blog, mas confesso que sou basta egoista. Escrevo para mim e não para os outros. O meu blog é o meu espaço de introspecção. Tenho instagram fechado, tenho muitos poucos seguidores porque a maioria das fotos são do meu filho, como tal só adiciono pessoas que conheço.

Paper Cut disse...

P.S. ganhaste mais um seguidor desinteressado ;)

Sara Ramos disse...

Marta, ora aí está uma boa reflexão.
Eu também não gosto desse tipo de comentários "follow to follow!". Por norma até apago porque nem gosto de estar ligada a essas coisas.
Sigo quem gosto e pronto.
Já agora...qual é o teu instagram? ehehe Porque gosto de ti. Venho sempre ler-te.
Beijinhos

Rosa Santos disse...

Olá Marta,
Comentários do género "follow to follow!" para mim... são por vezes, uma forma de escamotear
a falta de substancia de algo. Não devia ter dito... mas já disse. Obrigada pela visita.

Sandra Marques de Paiva disse...

hahahahahahahaha :D Também acho chato e desnecessário, mas são sinais dos novos tempos ;)

Cláudia Pereira disse...

Partilho completamente essa opinião! O mesmo acontece com os gostos no Instagram: eu pus gosto nas tuas fotos, logo é quase imperativo que ponhas gosto nas minhas, se não...
Eu só ponho gosto nas fotos que quero, me apetece e que gosto, e só sigo quem realmente me apetecer seguir. Há amigos que não sigo no Insta porque não gosto do feed ou porque nem publicam, e há bloggers que apesar de terem um feed mau eu sigo porque os blogues são interessantes. Varia muito. Agora, seguir alguém só porque sim, não o faço.

http://atualidadesbyclaudia.blogspot.com/