.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

26/12/2017

| Crónicas da vida airada (ou não) #32 |


Então esse Natal? O meu correu muito bem, tirando a parte de ter comido que nem uma lontra, mas não me vou agora preocupar com este tipo de mesquinhices, que o mal já está feito.
Queria mesmo era partilhar uma história natalícia que ocorreu em casa dos meus pais há uns anitos, pelo que já passou o tempo suficiente para poder falar e/ou escrever e/ou rir sobre isso com frontalidade e sem receio de represálias. Sim, porque a situação tem muita piada mas, na altura, nem tanto.
Em casa dos papis comemoramos o Natal no dia 24, com um jantar com a família mais próxima, ou seja, aqueles de quem gostamos mesmo e não temos de fazer fretes nem falsos sorrisos porque a ocasião assim o exige. É uma espécie de família do coração dentro do amplo conceito que é a família.
Ora, dita a tradição que, depois de comermos e bebermos como se não houvesse amanhã, ficamos na conversa até à meia-noite, altura em que distribuímos os presentes.
Dita também a tradição que, terminada essa fase um tanto ao quanto consumista,  todo o papel de embrulho vai diretamente para a lareira, que a casa fica quentinha e o espetáculo é bonito de se ver (uma vez, um irlandês que vivia com o meu irmão em Londres disse-lhe que não conhecia povo que tivesse uma tara tão grande com o fogo como o nosso e, embora nunca tivesse pensado nisso, estou tentada a dar-lhe razão: há lá coisa mais reconfortante do que nos deixarmos hipnotizar por umas achas na lareira?). Adiante.
Distribuímos os presentes, como de costume, e fomos atirando para a lareira os papéis. O meu pai, apercebendo-se de que em cima do sofá estava um monte de papel, pegou naquilo tudo e, feliz da vida, pumbas, lareira com ele. Mal acabou de o fazer ouviu-se um Nãããooo.... - deseperado q.b. - da minha mãe.
Já perceberam, certo?
O papi, junto com a papelada, enviou para a fogueira todos os presentes que a mami recebeu. Pois...
Depois de uns segundos, em que ficou toda a gente imobilizada, com os olhos postos nas chamas, começámos a dizer aquelas coisas que se dizem nestas alturas: não faz mal, são só bens materiais, o importante é que ninguém se magoou, blá, blá, blá. Mas isso não evitou que a mami vertesse uma lagrimazita (por mais que tentasse disfarçar) e, nesse Natal, o papi foi para a cama mais cedo (tadinho, ficou tão triste).
Como somos uns queridos, todos nós comprámos presentes novos para oferecer à minha mãe e agora já estamos na fase em que todo o santo Natal fazemos uma piadinha com o raio do papel de embrulho, o dissimulado.
E, claro, passámos a ser um nadita mais cuidadosos. 😃  

23 comentários:

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Agora é fazer umas caminhadas para ajudar a queimar calorias, lool
.
hoje: * Embriaga-me nas tuas Sensações *
.
Continuação de boa festas.
.

TheNotSoGirlyGirl disse...

Ahahah! Tadinha da tua mommy! Opa acontece mas realmente é triste XD
Feliz Natal!!

TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

Carolina G. Ticala disse...

Un post muy interesante! Feliz Navidad! 🎄🎄🎄

Existe Sempre Um Lugar disse...

Feliz ano 2018 repleto de oportunidades, saúde, esperança e prosperidade.
AG

Vânia disse...

hahaha Boa história! :)

Ana Bessa disse...

Apesar de tudo até tem piada ahahha

Blog Lua Soares disse...

Hahahahahah geeeeente, coitadinha da sua mãe!
Se fosse eu no lugar dela, choraria muito também, poxa. Imagina o desespero!
Ainda bem que as coisas correram melhores nesses próximos Natais haha

Boas festas, beijo!

Blog Lua Soares | Instagram Me segue lá <3

feltro nas mãos disse...

Coitada da mãe!... Mas, por outro lado, adoro as histórias de família!... ❤

Ontem, passámos o dia à lareira, em aconchego, em família...

Da próxima vez que voltarmos a estar assim, em família, junto à lareira, vou contar esta história... Posso?! 😉

Beijito GRANDE

Unknown disse...

Parece-me algo que poderia acontecer cá em casa ou eu própria fazer (sou tão distraída...); agora é recompensar a mãe, que como a nossa não há nenhuma e é sempre a melhor do mundo. Beijos e boas festas querida 🎄🎊🎉

J* disse...

Ohh mas isso pode acontecer a qualquer um! Ainda este ano íamos deitar fora papel de embrulho com notas lá dentro!
https://jusajublog.blogspot.pt/?m=1

Vânia Calado disse...

Isso podia acontecer comigo que tenho uma tendência a ser (muito) distraída. Mas são esses momentos que (mesmo que sejam pouco simpáticos na altura) ficam para recordação e piada. Espero que o Natal tenha sido muito bom, cheio de alegria, e que 2018 entre com toda a festa possível. :)

Mena Almeida disse...

Ohhhhhhh... conheco quem fez isso é ia lá dinheiro ahahahaha
Beijinho

Anónimo disse...

Opáááá, isso deve ser tão mau o: Conheço umas história que foi com dinheiro!!!!!

Beijinhos,
BLOG DEZASSETE

Tulipa Negra disse...

Comer como um lontra já é tradição natalícia :P

Carlos disse...

Fogo, coitada da tua mãe! Também eu ficaria triste!
Em nossa casa, aconteceu uma vez, na manhã do dia 25 andarmos a vasculhar os 'quilos' de papel porque alguém que não passou o natal connosco resolveu oferecer a um sobrinho um envelope com dinheiro juntamente com a prenda! Só que ninguém reparou no envelope e quase que ia para a fogueira! Agora só queimamos o papel dois a três dias depois...
Continuação de boas festas!
Beijinho

Ana Castro disse...

ahahahahah coitada da tua mãe! e também ficava mesmo triste! mas no fim acabou por receber novos presentes, ainda bem :D
hoje a minha mãe também ia deitar fora um envelope que tenho no quarto com o dinheiro das prendas que recebi, mas eu vi a tempo! xD
beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

Andreia Barbosa disse...

Aiiiii deve ter sido tão mau!! Mas menos mal que "ninguém se magoou" ahahah Cá em casa também existe esse hábito de mandar os papéis de embrulho para a lareira, mas nós deitamos sempre um de cada vez :)

http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

Unknown disse...

Deixa lá que em 2018 queima-se tudo (as gordices) :P. Aquelas histórias que na altura não têm muita piada, mas algum tempo depois, com certeza! Mas tadinha da tua mãe. :)
Beijinhoo e boas festas!

Automatic Destiny

Unknown disse...

São peripécias destas que no exato momento não tem graça nenhuma mas que uns anos depois provocam-nos boas gargalhadas!
Cá em casa não há lareira mas o meu cão faz um belo serviço e resume o papel de embrulho e não só a um monte de papelinhos espalhado por toda a casa…

Beijocas, Hellen ❥
https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

Magui disse...

Já aconteceu isso num Natal com a minha família, não na fogueira, mas para o lixo e só nos apercebemos depois do mal estar feito, no entanto foi só um dos presentes.

Regina Saraiva disse...

Desejo um feliz e próspero ano novo, cheio de alegria e saúde!
Beijos

Ana Freire disse...

Um Natal inesquecível... e lembrado todos os anos!... :-D
Agora toda a gente vê os presentes bem longe da lareira, até aposto!... :-))
E felizmente que a história até acabou em bem... se todos compraram de novo, os presentes para a mami...
Que bom saber que passaste um excelente natal... o meu foi razoável... se bem que com uma grande constipação nos queixos... e que ainda não se foi embora de todo... :-(
Beijinhos! Continuação de Festas Felizes!
Ana

Sandra Marques de Paiva disse...

Tadinha, nem quero imaginar o desgosto :)