.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

11/03/2019

| Sim, fui a Beja para parar de fumar |


O meu homem tinha ouvido falar num homem de Beja que fazia uma espécie de acupuntura para deixar de fumar e, talvez por outubro do ano passado, combinámos que no início de 2019, na onda Ano Novo, Vida Nova, deixávamos de fumar.
Por uma razão ou outra fomos adiando e acabámos por lá ir há 17 dias. 
Chegados à clínica, e após uns minutos de espera, fomos levados para uma sala, com mais cerca de 15 pessoas. Chegou entretanto o inventor do método (chama-se método de Guerus), que nos explicou como é que a coisa funcionava e que vou tentar reproduzir, de uma forma muito breve e leiga: íamos fazer eletroterapia, algo muito rápido e sem dor, que consiste na aplicação de estímulos, com uma espécie de caneta eletrónica, em dois pontos específicos - na orelha e no nariz -, que tem como foco a glândula viciada em nicotina: o que acontece é que o pequeno choque recebido vai fazer um reset na glândula, que se vai esquecer que tem necessidade de nicotina.    
Explicaram-nos ainda que este método tem uma elevada taxa de sucesso (95%, se não estou em erro) e falaram-nos também nos comprimidos que podíamos comprar para ajudar. Optámos por não comprar nada e acreditar num o que sera, sera
Curioso é a forma como eu e o homem fomos lidando com isto: enquanto ele me ia dizendo, volta e meia, daqui a x tempo já não fumamos, ou estamos quase a ir a Beja, eu não disse uma palavra sobre isso, e não perdi tempo sequer a pensar sobre esse dia. Pensava apenas: que sera, sera.
O primeiro dia foi o mais difícil, com níveis de stress históricos, principalmente da minha parte - houve momentos em que eu e o babe estivemos perto do divórcio -, mas, ainda assim, não foi tão duro quanto imaginei (para que percebam o meu grau de adição, foram praticamente 30 anos a fumar, nunca menos de 15 cigarros ao dia).
Depois é viver um dia de cada vez e acreditar que uma vida sem fumo é possível e recomenda-se.
Cá por casa estamos, orgulhosamente, há 16 dias sem fumar. Sem sequer percebermos se o método de Guerus resulta mesmo ou se só estamos face ao efeito placebo, mas isso agora não interessa nada: funcionou e isso é que importa.  
 E para vocês pode não valer nada (bem sei que é muito pouco tempo), mas sinto-me como se tivesse ido à lua e regressado, para contar.
Venham muitos mais 16 dias assim. 😊

30 comentários:

Messy Gazing disse...

Acredita que já é uma grande vitória!!

Desejo-te muiita força para continuares!

Um beijinho,
MESSY GAZING

Anónimo disse...

O meu namorado fez esse tratamento, quando ainda existia em Lisboa, (ele fumava 2 maços por dia!), nunca pensei que conseguisse (nunca mesmo), mas já lá vão 12 anos! No inicio custa, mas é possível.

Boa sorte :)

Graça Pires disse...

Fez bem em deixar de fumar. Espero que tenha força de vontade. Vai ver a sua pele a ficar mais bonita, a recuperar sabores e cheiros que não sentia. Coragem, amiga.
Uma boa semana.
Um beijo.

Valley of the dolls disse...

Uau, vai dando noticias de como esta a correr :) Força.
Nao sou fumadora mas sei do que se tratam dependencias e tudo o que isso custa e que realmente temos de viver um dia de cada vez e claro que cada dia é uma vitoria, e com o passar do tempo voçes vao se tornar melhores e ate o tempo passa e vai-se tornando cada vez mais facil!Beijinhos!

Daniela Soares disse...

Acho que esse senhor é conhecido pelo país inteiro.:P Espero que tenham muita força para continuar. A vossa carteira vai agradecer e a vossa saúde ainda mais!:)

Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

Love Adventure Happiness disse...

É um bom princípio... Acho que o mais difícil de deixar não é o cigarro em si mas toda a componente social, comportamental (pelo menos para mim). Mesmo sem haver vontade física ficam as reminiscências sociais/comportamentais.
Não fumo frequentemente há quase 6 anos, depois disso fumei um par de vezes e numa delas deu-me tanto nojo que nunca mais!
Força! Vocês conseguem e têm-se um ao outro para ajudar...

Unknown disse...

🎉🎊💖 Parabéns Marta ! 💋

Larissa Santos disse...

Muito bom. Gostei...

Hoje:- Caminhos da ilusão...

Bjos
Votos de uma óptima Quarta - Feira.

Paula Sousa disse...

olá boa noite, na semana passada estive a realizar o mesmo tratamento em Beja, não aderi aos calmantes indicados pois j me encontrava medicada.
Resisti 4 dias, 4 grandes, imensos 4 dias e pronto hoje fumei um cigarro sentindo-me imensamente culpada, desiludida comigo e com quem tinha acreditado em mim. À parte disto, pergunto será que após 1 cigarro, somente 1 o processo de bloqueio fica sem efeito? será?? Grata Paula Sousa

Marta Moura disse...

Acredito que não. Muita força, espero que corra tudo pelo melhor. Beijinhos Paula.

Unknown disse...

Pode me dizer o nome do senhor de Beja estou a pensar lá ir com meu pai mas sou do Geres e queria o nome e contacto pra ir com a certeza que seria atendida

Marta Moura disse...

Não sei o nome do senhor, sei que é numa clínica e que tem de se fazer marcação. Acredito que no Google encontrará a informação que necessita. Beijinhos

Antônio disse...

Alguém tem o contato do Sr de Beja
Obrigado

Anónimo disse...

Clinica vida sana

Catboma disse...

Clínica vida sana em Beja

Anónimo disse...

Quanto tempo demorou a sessão?

Marta Moura disse...

Menos de um lusco fusco. É muito rápido. Coragem 😉

Bouchi disse...

Continua sem fumar?

Marta Moura disse...

No final do ano que passou voltei a fumar. No entanto, em fevereiro voltei a Beja e desde aí que estou limpa. 😁

Bouchi disse...

Boa! Parabéns!

Unknown disse...

Já há três anos e meio que fui beja a uma consulta para deixar de fumar ...fui á clinipax fui para lá descrente e para cá descrente vim...a verdade é que eu fumava dois maços por dia quando não era mais e até hoje não voltei a fumar nem faz nem fez diferença estar ao pé de pessoas que fumam

Anónimo disse...

Boa noite! Alguém pode dizer me o valor dessas sessões? Obrigada.

Marta Moura disse...

Penso que ronda os 75€.

Susana silva disse...

Bom dia gostava de saber se ainda continua sem fumar

Marta Moura disse...

Estou limpa há 7 meses 😉

Eu disse...

Fui a Beja dia 21 de agosto de 2019. Não fumo há um ano, um mês e 15 dias. Era fumadora há 34 anos. Ir a Beja foi a melhor coisa que fiz!

Marta Moura disse...

Obaaaaa! 😉

Isabel Mendes disse...

Boa tarde! Continua sem fumar? Sentiu alterações ao nível do peso? (É a parte que mais me preocupa)

Isabel Mendes disse...

Bom dia! Tenho sessão marcada na clínica para o próximo dia 26. Continua sem fumar? Notou alterações ao nível do peso (que não possa imputar a uma falta de cuidado)?

Alexandra de Sousa disse...

Isabel Mendes, boa tarde.
Já foi á consulta? Gostaria de saber a sua opinião.
Obrigada 😊