.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

16/01/2019

| Da série: Não papo tudo o que me dão |


Sou leitora d’A Pipoca Mais Doce há muitos anos, praticamente desde a pré-história blogosférica. Gosto do humor dela, da ironia e do sarcasmo, acho que escreve de forma primorosa, é inteligente e empreendedora acima da média. 
Já não acho tanta piada aos (demasiados) posts publicitários, e faz-me um bocadinho de comichão a facilidade com que recorre aos filhos para os mesmos fins. Mas a família é dela, ela é que sabe.
Neste fim de semana estive a ler a Lux (já vos disse que não passo sem esta revista, que uma mulher tem de estar minimamente informada sobre a cena-nacional-coiso-social) e lá está ela, acompanhada dos piquenos, a dar uma entrevista.
Falou do nascimento prematuro da filha, do Benfica e de outras coisas mais e, às tantas, perguntam-lhe se a idade a obriga a ter cuidados redobrados.
Ela responde que sim, patati, patata, e, como quem não quer a coisa, começa a falar da marca de dermocosméticos que a patrocina ajuda no combate aos efeitos do tempo. Ainda na mesma resposta, precisamente 67 palavras depois, repete o nome da marca, não vá uma pessoa já se ter esquecido. 
Mudo de página e lá estão as fotos publicitárias, que a pessoa pode não ser dada às leituras e só olhar para os bonecos.
Ainda fui aos créditos ver se estava lá a indicação de patrocínio ou colaboração, ou whatever, mas não, a dita marca apenas surge referenciada nos agradecimentos.
Quem lê blogs e anda pelo Instagram com certeza sabe que há muita publicidade encapotada (atenção que não tenho nada contra, desde que seja feita uma menção que permita aos leitores/instagramers saber com o que contam, porque o que mais me irrita é acharem que as pessoas são parvas e papam tudo o que lhes dão), mas em revistas nunca tinha visto isto. E confesso que não gostei, porque também não gosto de ser tomada por parva nem que achem que papo tudo o que me dão.
Agora esclareçam-me, se souberem: isto é comum e sou eu que ando a comer sono ou o jornalismo 'sério' acabou e ninguém me avisou?

12 comentários:

Joana Sousa disse...

Não faço ideia se é comum ou não, mas eu diria que sim - não sendo leitora de revistas, não posso dar a certeza, mas de passar os olhos às vezes parece. It's a marketing world we live in!

Jiji

Gorduchita disse...

Acho que há muito que o jornalismo sério sofre de doença prolongada...

Ana Rita disse...

Não tenho tendência para ler revistas, até porque grande parte distorce bastante a verdade e isso não dá para o meu feitio, mas quanto a esse ponto, provavelmente será o que vai começar a acontecer. O que importa são os frutos e não a forma como os obtém!
Beijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

Larissa Santos disse...

Gostei de a ler:))

Hoje :- Sorriso camuflado

Bjos
Votos de uma óptima Quarta - Feira.

Sweetgirlythings disse...

Não, esta situação não é nada normal. Tudo o que é forçado dá para perceber que não é sincero! Enfim, neste mundo vale tudo mas só acredita quem quer :D
Beijo

https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

Beatriz Sousa disse...

Eu própria já não leio tanto o blog dela, porque sinto que é mesmo só publicidade.
Eu acho que quando se está a fazer assim um post e é publicidade devia-se mencionar sempre, aliás quando faço um post de uma editora que me ofereceu um livro, menciono sempre. Não acho honesto que uma pessoa não o faça. Se não estivermos atentos, muitas vezes levamos com publicidade disfarçada

Rute Marina de Matos disse...

Marta, eu sou licenciada em comunicação social e recordo-me muito bem de, já durante o curso (2000-2005), debatermos imenso sobre a credibilidade do jornalismo estar em causa. Por isso (e muito mais) não me causa grande admiração - é o vale tudo.
Em relação aos bloggers mais conhecidos, também já não é novidade para ninguém que ganham bastante "à pala" deste tipo de patrocínios. E as marcas agradecem!
E eu também fico fula quando acham que toda a gente papa o que "eles" querem.
Beijinhos e bom ano!

https://blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.com/

Gata disse...

Pois, mas já não é a primeira vez que vejo cenas dessas em entrevistas!
Beijinhos, bom ano!

Unknown disse...

Não sei se podemos falar em jornalismo sério quando se trata das revistas cor-de-rosa.

Sandra Marques de Paiva disse...

Embirro milhões com essa senhora e o seu blog. Não acho que ela tenha piada. Para mim não passa de uma dondoca e o seu blog é única e exclusivamente para publicitar as coisas para as quais ela é paga. Em relação à revista, pode ser uma publireportagem que eu não costumo ler esse género de revista.

Marta Moura disse...

Não era publireportagem, era entrevista de abertura. Beijinhos

Isabel Jesus disse...

Começa a ser "normal" até para os meus colegas jornalistas, especialmente de entretenimento, ver as marcas como parte de um story telling.

(Por causa dessas confusões e coise e tal é que indico sempre quando o post não é apoiado, mesmo que o pareça. Suspeito que, não o fazendo já tudo passe como tal.)