.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

30/04/2018

| A beautiful week |


Mais um mês, mais uma voltinha. 
À medida que este desafio decorre tenho-me apercebido de que estou a aprender qualquer coisa sobre fotografia e isso faz com que me sinta mais apurada, com vontade de saber mais e mais. E quase tão giro como fotografar é concretizar a ideia do que vou fotografar, que é um processo igualmente interessantíssimo.
Vamos aos temas do mês:

Para a primeira foto escrevi um pequeno texto (parvo, claro), já que o desafio passava por capturar algo que escrevemos. Parece que essa é uma tarefa difícil para muita gente porque, dizem as más línguas, a maioria das pessoas não gosta da sua letra. 
Para mim não foi nada difícil fazê-lo porque (não me crucifiquem) gosto da minha. 😏
Quanto à outra fotografia a ideia era capturar algo escrito por outro(s). Assim, retratei um pedaço de uma parede de um café que existe em Leiria, frequentado maioritariamente por universitários, cujas paredes estão carregadas de escritos de jovens cheios de sonhos e algumas cervejas.



Andei uns tempos a pensar o que raio é que havia de fotografar para este tema e não tinha a mais pequena ideia. Numa destas tardes fui ao Museu de Leiria assistir a um concerto (de B Fachada, para os curiosos) e os obstáculos 'atravessaram-se' mesmo à minha frente.




A ideia era fotografar algo a partir de uma perspetiva diferente, como o título indica. 
Decidi colocar-me na pele de um animal pequeno que não tira o pé do chão (uma formiga sem asas, por exemplo), que se depara com um tabuleiro de xadrez gigante. O resultado é mais ou menos este:




Este foi talvez o desafio do mês que mais dores de cabeça me deu, mas as meninas que participam comigo neste projeto, experts na matéria, resolveram-mo em três tempos.
Pois que o objetivo era fotografar sem a lente. O problema é que a minha máquina não tem lente amovível e fiquei sem saber o que fazer. Falei então com elas, que me disseram que se fotografasse com um cd o resultado era mais ou menos idêntico.
Passado o espanto inicial (um cd?!?!) comecei a fazer uns testes e não é que aquilo resulta?
A primeira fotografia foi tirada em casa, a uma imagem que estava a passar na tv, e depois aventurei-me na rua. Estão a imaginar a minha figura - de cd na mão, à procura de ângulos, e a fotografar o cd, certo?
Foi bonito de se ver. 😊



Não se esqueçam de ir espreitar as fotos dos meus companheiros de projeto, nos seus blogs:  Jiji, Joan of July, Lucie Lu, Palavra Padrão e Viver a Viajar.

20 comentários:

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Excelente partilha Marta.
Gostei.
Boa semana.

Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

Larissa Santos disse...

Bom dia. Muito bem. :))


Hoje:- Conhecer-me-ás no olhar, como ninguém.

Bjos
Votos de uma óptima Segunda-Feira

Os olhares da Gracinha! disse...

Como sempre olhares bem interessantes!!!bj

Graça Pires disse...

Saber olhar, saber ver. As fotografias são a prova disso.
Uma boa semana.
Um beijo.

Rute Marina de Matos disse...

É realmente um desafio interessante e as fotos estão, como sempre, originais!
😉

Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

Camila Faria disse...

Sua letra é muito bonita Marta, cheia de personalidade. :)

Carlos disse...

Formas diferentes de se ver o mundo...a partir da objectiva de uma máquina!
Adorei a partilha.
Beijinho e bom feriado!

Magui disse...

Estás a ficar uma expert.
Gosto da tua letra.

Mena Almeida disse...

Lindos registos, temos fotógrafa :)
Beijinhos

Mrs. Margot disse...

Desconhecia este desafio e adorei! Também sou das pessoas que gosta da sua letra, sempre gostei.
Gostei muito da foto da parede escrita, do xadrez e dessa última com esse efeito fantástico. =)

MRS. MARGOT

Isa Sá disse...

Estou a precisar de aprender muitas coisinhas de fotografia! Mas tenho que comprar uma máquina!

Bom feriado!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Lucie Lu disse...

Há um sentimento de verão nas tuas fotografias... não sei explicar...
Gosto muito das fotografias do tabuleiro de xadrez e adoro fotografar do chão!
E as fotografias com o CD ahahah imagino a cara das pessoas... Sim, isso também é amor.

*Lu

A Paixão da Isa disse...

Mt bonito este post bjs

Cristina Barbas disse...

Oi, Marta!

Que bacana este projeto! As fotos ficaram muito bonitas e interessantes!!

Abraços, Cris

Joana Sousa disse...

Eu já nem sei o que ia comentar, Marta, quando vi a última foto fiquei à banda! Que bem, rapariga, está top!

Ah, lembrei-me: aquela tuba à frente da cara, genial :p e o tabuleiro de xadrez recordou-me do tabuleiro no Harry Potter. Obrigada por isso :p

Jiji

Melissa Sousa disse...

Adorei as fotografias, ficaram lindas!

Beijinhos,
Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
O MEU MÊS NO INSTAGRAM... ABRIL 18

A.João disse...

Muito interessante esse projecto, gostei das fotos :)

Ana Freire disse...

Com essa do CD... é que me apanhaste de surpresa... Boa!!! A ver se faço também umas experiências!...
Adorei as tuas fotos!... Mas eu já topei que fotografas bem para caramba, há um montão de tempo!... :-P
Beijinhos
Ana

Marta Chan disse...

Um dos objectivos deste projecto é mesmo esse de melhorarmos a nossa fotografia e a forma como vemos o mundo :)
Hahahah a tua frase está divinal e sim, tenho de concordar contigo que tens uma letra gira. Bastante original a tua perspectiva hehe
A segunda foto de freelensing ficou com uns efeitos brutais, vou ter de experimentar o cd, mesmo que seja meio estranho realmente :P

Poções de Arte disse...

Gosto desses projetos fotográficos.
Feliz final de semana.
Abraços.