.backtotop { position: fixed; bottom: 20px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ } .backtotop:hover { background-color: #333333; /* color of background on hover over */ color: #ffffff; /* color of text on hover over */ text-decoration: none; /* no underline */ bottom: 10px; /* increase value to move position up */ right: 0px; /* increase value to move position left */ padding: 10px; /* add space around the text */ } .jump-link { text-align:right; } .jump-link a { text-align:right; font-size:15px; padding:10px; border: 1px solid #000; background-color:#ccc; color:#000; font-weight:bold; } -->

15/04/2019

| Verdades e mitos sobre deixar de fumar |


Praticamente 2 meses passaram desde o dia em que deixei de fumar (falta uma semana, mais coisa, menos coisa) e já cheguei a conclusões.
Algumas são pertinentes, umas não interessam a ninguém, outras interessam apenas a quem fuma ou já fumou, mas apetece-me partilhar todaaasss as ilações, numa espécie de terapia acompanhada, digamos assim.
Quero apenas alertar para o facto de que este é um testemunho inteiramente pessoal (até parece que pertenço a uma seita de motivação supra-coiso-existencial), ou seja, não me responsabilizo por efeitos diversos dos que tenho experienciado, está bom?
Vamos lá então:

VAI FICANDO MAIS FÁCIL NÃO FUMAR: 
VERDADE
Cada vez me lembro menos de cigarros. O que não significa que, volta e meia, não me passe pela cabeça um que bem que me sabia agora um cigarro. Especialmente quando tenho um pico de stress (em que penso que só me apetece um momento de silêncio, paz e um cigarro), depois de um primeiro café do dia daqueles muito saborosos ou após uma bela refeição acompanhada de vinho (toda a gente sabe que álcool e tabaco são os melhores amigos e como que se alimentam um do outro). De uma forma simplista, resume-se praticamente tudo a comida. Em sentido lato. Com uma ou outra variante só para enganar.

DEIXAR DE FUMAR É SINÓNIMO DE ENGORDAR: 
MITO
Do meu ponto de vista (leigo), sempre achei que não é o ato de deixar de fumar que faz com que as pessoas engordem, mas sim o facto delas se refugiarem na comida, correto?
A verdade é que estou com mais 2 ou 3 quilos no lombo (isso fica para outro post), mas esse processo já tinha começado antes de deixar de fumar, e não sinto que esteja a comer mais ou a comer mais porcaria por tê-lo feito.
O meu homem sente o mesmo, e o facto de não olharmos para um naco de comida e vermos umas letras néon a piscarem COME-ME COM FORÇA talvez esteja relacionado com o tratamento-relâmpago que fizemos (podem saber mais aqui). Eu bem disse que de uma forma simplista, resume-se praticamente tudo a comida. Em sentido lato. Com uma ou outra variante só para enganar.

O OLFATO E O PALADAR FICAM MAIS APURADOS: 
MITO
Nesse campo não sinto qualquer diferença. (O gajo também não). Por isso, se a vossa motivação para deixar de fumar é acharem que comer um crepe de chocolate com sorbet de tangerina e manjericão crocante vos vai saber a fogo-de-artifício, esqueçam, o que vão saborear é apenas um crepe de chocolate com sorbet de tangerina e manjericão crocante. Não quero ser chata, mas de uma forma simplista, resume-se praticamente tudo a comida. Em sentido lato. Com uma ou outra variante só para enganar.

A PELE FICA MAIS BONITA (OU SAUDÁVEL. OU WHATEVER): 
VERDADE
Foi algo em que reparei logo ao fim de meia dúzia de dias: a minha pele está mais brilhante. O homem diz-me que isso acontece porque uso 3677 cremes, mas já usava esses mesmos cremes antes de deixar de fumar. Por isso, este argumento típico-de-gajo-só-para-chatear não tem fundamento. 
Embora não tenha nada a ver, mas porque gosto de manter uma certa coerência, de uma forma simplista, resume-se praticamente tudo a comida. Em sentido lato. Com uma ou outra variante só para enganar.

O CHEIRO A TABACO PASSA A SER DESAGRADÁVEL: 
MITO
Quer dizer, desde que a maior parte dos estabelecimentos aboliu o tabaco é mais difícil apanhar com fumo massivo, pelo que  não sei ainda como irei reagir perante essas situações, o que me impede de, no momento, informar se gosto ou não.
Mas sabe-me pela vida quando alguém passa por mim e inalo a sua passa (gostaram do jogo de palavras?). Eh pá, digam em coro comigo, para concluirmos de forma bonita estas relevantérrimas conclusões: de uma forma simplista, resume-se praticamente tudo a comida. Em sentido lato. Com uma ou outra variante só para enganar. 😉

3 comentários:

Graça Pires disse...

O que é importante é que deixou de fumar e vai ter força de vontade para continuar sem o cigarro…
Uma boa semana e uma excelente Páscoa.
Um beijo.

Larissa Santos disse...

Louvo quem tem a "coragem" de deixar de fumar. Nunca desista.

Hoje:-Sigo os trilhos de uma linha infindável.

Bjos
Votos de uma óptima Terça - Feira.

Beatriz Sousa disse...

Conseguiste parar e só por isso mereces os parabéns!!
É isso mesmo